A videira - uma breve explicação
A videira é uma planta provida de raiz, caule, folhas, gomos, gavinhas, flores e frutos. Cada um destes órgãos desempenha funções importantes na planta.
A raiz é a parte subterrânea da videira que tem como funções principais a fixação da planta ao solo e a absorção de água e nutrientes nele existentes. O sistema radicular da videira é formado pelas raízes principais, que saem do colo e que se dividem nas raízes secundárias.
Factores que influenciam o desenvolvimento da raiz:
O desenvolvimento do sistema radicular da videira está dependente de diversos factores, dos quais destacamos:
- Geotropismo – a acção da gravidade estimula as raízes a desenvolverem-se para baixo;
- Constituição genética – “existem espécies em que o raizame se desenvolve mais à superfície, c outras têm tendências mais profundantes;
- Tipo de solo – o sistema radicular desenvolve-se melhor em terrenos de textura ligeira, podendo verificar-se uma paragem em profundidade no caso de encontrar uma rocha ou um lençol freático;
- Humidade do solo – nos solos mais arenosos, com fraco poder de retenção para a água, o sistema radicular tende a ser mais profundo. Por outro lado, quando existe encharcamento do solo, como as raízes necessitam de oxigénio, o raizame desenvolve-se mais à superfície e subdivide-se mais intensamente;
- Fertilidade do solo – existe uma maior densidade das raízes nas zonas de maior fertilidade do solo;
- Densidade de plantas – quanto mais apertado for o compasso de plantação maior será a competição entre as raízes das diversas plantas, obrigando-as a explorarem camadas mais profundas do solo.
A videira tem exigências particulares em relação ao meio em que vive no que se refere:
- Ao solo – onde se encontram as raízes;
- À atmosfera – onde distribui os seus órgãos aéreos.
Para a videira poder ser explorada de uma forma economicamente rentável é necessário, em primeiro lugar, que se encontre num meio que seja propício ao bom desenvolvimento da sua vegetação, conveniente frutificação e amadurecimento dos frutos.
Para entendermos a influência do meio sobre a cultura da vinha temos que perceber que a videira necessita de pelo menos quatro meses de repouso vegetativo.